Céu

– O que você pensa quando olha as estrelas?

É como ele começa, procurando minha mão entre as areias da praia. Pela primeira vez estamos completamente a sós, deitados sobre a areia sem se importar em se sujar, encarando o céu limpo estrelado e a lua brilhando amarelada para nós.

– Em tanta coisa. – respondo – Em um futuro distante, em que emprego estarei, a sensação de morar só, ser independente, se vou gostar dos meus vizinhos do meu novo apartamento, quantos livros terei na minha estante, se minha mãe vai morar perto ou longe e mim, em estudar mais, se terei meu tão sonhado gatinho de estimação… Posso passar a noite aqui falando. E você? O que pensa quando olha as estrelas?

– Na verdade, acho que é um dos poucos momentos em que eu não penso em nada. Apenas fico olhando, sem esperar nem querer. Gosto de ver as nuvens passarem, ver as formas dela e comparar com formas reais.

Um silêncio tranqüilo preencheu alguns minutos. Fechei os olhos só para aflorar todos os outros sentidos. O vento frio passava rápido, o barulho das ondas acalmava, podia sentir o gosto e o cheiro da maresia.

Paz.

– E quando você olha a lua, o que pensa?

– No amor. – demorei pra responder.

– Só isso?

– Só? – retorno a pergunta sem entender.

– Você poderia passar a noite falando sobre o que pensa das estrelas. Na lua você só pensa no amor? – agora ele levantou a cabeça e me encarou.

– Claro! Há sentimento maior que o amor? A esperança de amar? De ter alguém para cuidar, desejar boa noite ou bom dia, viajar o mundo, rir, brigar, alguém pra confiar os mais profundos segredos sem ser julgado, alguém pra apoiar, para incentivar? Eu posso sim passar a noite falando, mas sobre o que eu penso quando olho para a lua é só, eapenas, o amor. E não é só amor entre homem e mulher que eu estou falando.

Acho que minhas palavras causaram algum efeito sobre ele. Senti minha mão ser apertada com mais força, uma força de fé, de quem acredita.

Sorri.

Esperança. Ainda existem pessoas que acreditam.

(quarta-feira, 14 de setembro de 2011)

Deixe um comentário

